sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Então é natal e o que você fez?

Final de ano. Época em que todo mundo resolver pensar um pouco (ou não!) nos outros.

É engraçado, nessa época vemos na TV, nos jornais, 'anúncios' de adoção de cartinhas para o papai noel, doação de brinquedos para creches e afins. Mas SÓ no natal? As pessoas não têm necessidades durante o resto do ano?

Eu não tenho condições, provavelmente você que está lendo também não (se é que alguém me lê), mas tem tanta gente que tem condições, mas não pensa em nada a não ser no seu próprio umbigo... afinal, estes terão ceias de natal daquelas que vemos em novelas/filmes e continuarão tendo durante todo o ano. Estes tais só fazem algo (quando fazem) para aparecer como bonzinhos, quando na verdade não estão nem aí. 

Dar um presente não está relacionado com a data. Não é porque as pessoas necessitam de algo que você chega, adota uma cartinha e dá uma cesta básica de presente de natal. A cesta não vai durar todo o ano. 
Presente pra mim, está relacionado com você dar algo a alguém, porque ela estava presente pra você e você quer continuar presente pra ela (acho que o nome 'presente' não seria melhor se fosse outro). 

Esse ano, adotei uma criança de uma creche. Dei um brinquedo a um garoto. Não fui entregar o presente pessoalmente, mas sei que ele ficou feliz com isso. Apesar disso, essa felicidade é momentânea. Não o conheço e nem sei se ele terá uma ceia de natal, realmente gostaria de saber e de poder ajudar a tê-lo, mas o certo seria, quem sabe, arrumar um emprego aos pais do garoto ou ensinar-lhes uma profissão... Na verdade, não sei qual seria a melhor maneira de ajudá-los... mas também não tenho condições para fazê-lo (ainda!) e quem tem condição, parece não ter vontade.

Não estou dizendo que fazer esses pequenos gestos seja ruim, principalmente pra quem não tem condição de ajudar de outra forma (e durante todo o ano), só digo para que você não dê o peixe (ok, de primeira, dê, porque afinal, as pessoas morrem de fome), mas ensine a pescar. Com isso o seu presente, durará todo o ano, talvez até mesmo toda a vida.

Feliz natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

I wish you only knew, good it is to see you ♪