quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sobre Marcos e homenagens póstumas

Marcos, ex-goleiro do Palmeiras, disse em entrevista-coletiva-para-explicar-a-aposentadoria: "Vendo essas homenagens eu falei: 'parece que eu morri' pelo que falavam de que eu ia fazer falta.".

Achei engraçado. Mas real.
Normalmente é isso mesmo que acontece.
Por exemplo, no caso de Michael Jackson, que até hoje recebe homenagens, mas que, enquanto em vida, só ouvíamos falar de casos de pedofilia. O cara era demais, mas eu não era fã dele e isso era tudo o que eu ouvia, pelo menos.
Talvez no caso dos jogadores de futebol, isso ocorra de outra forma, porque como Marcos disse na mesma entrevista coletiva, 'jogadores de futebol morrem duas vezes'. (apesar de que muitos jogadores recebem muitas homenagens antes de se aposentarem... afinal, existem torcedores que realmente amam o time e demonstram isso de todas as maneiras possíveis).

Mas enfim, acho que isso é uma coisa a se pensar. Não necessariamente no caso dos 'famosos' (até porque, ao meu ver, ir em shows e jogos não deixa de ser uma homenagem), mas sim, dentro de casa, com as pessoas que conhecemos. Ninguém é pra sempre e normalmente não deixamos as pessoas saberem como nos sentimos, não prestamos as devidas homenagens enquanto as pessoas estão em vida e depois... depois já era. 
Eu não sei se existe vida após a morte, mas acredito que mesmo se houver, as pessoas prefeririam saber o que sentíamos em relação a elas, enquanto elas estavam vivas e podiam retribuir o que lhes foi dito. Ao menos, eu preferiria.

Não penso isso somente em relação aos familiares, amigos, namorados. Acho que devíamos demonstrar às pessoas o quanto elas foram/são importantes em nossas vidas, como por exemplo professores! Eu tenho uma gratidão imensa a alguns professores meus, em especial meu professor de matemática do ensino médio, mas eles não sabem disso. Eu tenho pensado muito nisso, desde o acidente com um outro professor na minha faculdade e espero encontrar uma forma de recompensar aqueles por quem eu tenho tanta gratidão, enquanto eles vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

I wish you only knew, good it is to see you ♪