terça-feira, 17 de maio de 2011

A vida em 140 caracteres

É engraçado. Nesses tempos de twitter, onde tudo se revela em 140 caracteres, minha necessidade de escrever mais, está cada vez maior; o que dá para perceber pela quantidade de posts nesse último mês.

Esse blog nasceu há três anos e é o primeiro e único que já tive e pretendo ter.
Aqui é meu refúgio. Não sou de falar sobre minha vida com as pessoas, porém aqui eu falo, mesmo que de forma indireta, sobre mim, sobre coisas que vivi. Meus sonhos e planos. Contando ainda com alguns insights, resultando em textos, contos, crônicas que também são registrados aqui.

Assim como outras redes sociais, como o Last.fm que registra as músicas que ouço ou o Skoob que registra os livros que li e que pretendo ler, aqui são feitos registros, mas registros menos materiais, registros de idéias e memórias. Não é por menos que antes as pessoas diziam que os blogs eram diários virtuais.
Aliás, foi assim que começou a explosão de blogs. Pessoas contando sobre sua vida, sobre suas opiniões em relação a algo, pessoas escrevendo poemas, letras de músicas... coisas que eram escritas à mão num caderno e depois da internet, passou a não ser mais tão secreto...

Das pessoas que sigo, muitos desativaram os blogs. Fiquei, também, algum tempo sem escrever com frequência, então quem sabe esses não voltem a escrever algum dia. Ou talvez, eles tenham se rendido a outras redes sociais, como o twitter e o tumblr. Participo de ambas, mas não as enxergo da mesma forma que o blog. 
Como já disse, aqui é meu refúgio, onde me expresso da forma que quero e somente quem quer ler um pouco sobre o que penso passa. Twitter e Tumblr, que talvez sejam as redes que mais se aproximam dos blogs, mostram as coisas que você pensa a todos que te seguem, por mais que essas pessoas não estejam nem ligando para o que você pensa no momento, pessoas que lhe seguem apenas para ganhar um seguidor de volta. Não que esse tipo de coisa não aconteça na blogosfera, nem tudo é perfeito, obviamente, mas ao menos, por aqui, é menos frequente.
Porém essas redes novas também têm suas vantagens. No Tumblr,  por exemplo, você acaba encontrando pessoas que pensam como você, de uma forma mais fácil do que nos blogs. E o twitter, além de ser uma forma de se comunicar com as pessoas, tal qual num msn, por exemplo, e conhecer pessoas próximas a você, também serve para pessoas fazerem microblogs, que é a real definição dessa rede. Sim, existem pessoas que escrevem como se fosse num blog, porém fazem isso em 140 caracteres (e, normalmente, são as pessoas mais legal de se seguir), mas, certamente, não é possível descrever uma vida toda em 140 caracteres.

Não vejo problemas no crescimento  do número de redes sociais. No futuro, as pessoas também largarão Twitter e Tumblr, migrando para redes mais interessantes no momento, assim como aconteceu nos blogs. Mas aqueles que, de alguma forma, se sentem bem utilizando tal tipo de rede social, são aqueles que fazem a diferença e esses, com certeza, continuarão.




2 comentários:

  1. Eu sou viciado nivel 4 em twitter, mas jamais abandonarei meu blog.

    O Orkut já tá quase abandonado, mas assim como vc comentou, acredito que redes sociais tem seus momentos. Já os blogs, não são redes sociais. São diários, jornais, enfim... um pequeno terreno nesse mundão de Meu Google.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mihh'.
    Estou com vc. Curto mais o lance de blog.
    Na verdade eu nem me rendi ao tal twitter e Tumblr, rs.
    Meu blog é um tipo de meu refugio também.
    Acho que o blog/net é algo como abrir nossas gavetas e mostras nossas folhas rabiscadas...
    Acabo não escrevendo tanto como acho que deveria. Pois divido minhas viagens em outros refúgios como atuar, dirigir e fotografar.
    Agradeço muito, vc seguir a menina dos meus olhos. Passo por aqui algumas vezes, mas acho que agora em diante, vou passear mais vezes, rs.
    Gosto muito de seu blog.
    Alias, falando em redes sociais, nós somos amigos de alguma? Face?
    Bjs.

    ResponderExcluir

I wish you only knew, good it is to see you ♪