quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que é ciência?

O que vem à sua mente quando são ditas as palavras ciência e cientista?
É provável que a maioria imagine um cara maluco, de jaleco num laboratório com tubos de ensaio e outras vidrarias cheias de líquidos coloridos, microscópios e ratos brancos. 
Talvez por ser esse o esteriótipo mostrado há tanto tempo.
'O estranho caso de Dr. Jekill e Mr. Hyde' e ' O mundo de Beakman' são dois diferentes meios de propagação da imagem do cientista ao público leigo.
Mas será que cientistas são todos loucos? Aliás, o que faz um cientista? O que é ciência?

Segundo o dicionário Aurélio:
Ciência. s.f. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia específica: ciências físicas e naturais.) / Conjunto de conhecimentos humanos a respeito da natureza, da sociedade e do pensamento, adquiridos através do desvendamento das leis objetivas que regem os fenômenos e sua explicação: o progresso da ciência. // Ciência pura, ciência praticada independentemente de qualquer preocupação de aplicação técnica. // Ciência política, politicologia.
Mas não pense que tal definição é facilmente entendida. 
Na faculdade tive nesse último quadrimestre, uma matéria chamada 'Bases Epistemológicas da Ciência Moderna'. Nela é falado sobre a história da ciência desde seu início. Não precisei fazer algo do tipo, porém alguns amigos meus precisaram fazer um vídeo como projeto final dessa matéria e, por isso, acabaram entrevistando diversos professores, todos doutores, sobre o que era ciência. Alguns não souberam responder. Não que não soubessem o que é ciência, afinal eles fazem ciência, mas, ao meu ver, por não saberem EXATAMENTE como definir ciência, por ser uma coisa AMPLA demais.

Aqui nesse vídeo há algumas definições feitas por diferentes pessoas, pelo povo, por alunos, por um professor doutor e por um padre:

A ciência se desenvolveu a partir da filosofia, que era a única ciência existente. A ciência pensante. A partir dela, a ciência foi se desenvolvendo e estabelecendo outras vertentes, a astrologia, a física, a matemática. As ciências naturais.  E a partir dessas, todas as outras ciências nasceram. Diversas hipóteses do que é ciência e diferentes maneiras de como seria o jeito correto de se fazer ciência foram explicadas ao longo da história. 

E, como percebe-se no final do vídeo, ainda hoje cada um tem a sua opinião quanto a definição de ciência, de acordo com suas crenças, seus estudos e, porque não, sua história e conhecimento sobre a vida.


Ciência é buscar o conhecimento de algo, entender como as coisas são/funcionam. Desde os seres humanos, seus pensamentos, seus medos, seus hábitos, como funciona seu organismo fisiologicamente falando, até a gravidade, o decaimento beta, as reações químicas. E as ciências estão todas ligadas. A física não existe sem a matemática. A biologia não existe sem a química. E, com isso, o desenvolvimento de uma, leva ao desenvolvimento de outra. 
Isso falando dentre as ciências naturais/exatas, mas e as humanas estariam, também, interligadas umas as outras e, quem, sabe até às ciências exatas? Certamente que sim. Creio nisso, pois os sentimentos, emoções e personalidades seriam objetos de estudo das ciências humanas, porém qual o motivo, por exemplo, dos sentimentos ocorrerem!? Hormônios! Sendo, estes, estudados pela biologia, pela química. Isso mostrando apenas um exemplo. Para mostrar essa conexão ainda maior, existem ciências que por si só não conseguem entrar em uma dessas divisões, por exemplo, o que seria a neurociência, uma vez que ela estuda tanto a parte fisiológica quanto a parte cognitiva; as duas faces da moeda? 
Ou seja, a ciência continua se desenvolvendo e cada vez mais vem se conectando umas as outras, mostrando que o conhecimento tem evoluído cada vez mais. É como se o que veio do uno estivesse voltando a ele.
Mas claro, essa é só a opinião de uma futura cientista, a cerca da definição de ciência. É provável que ela mude, que ela também se desenvolva juntamente com o desenvolvimento dos meus conhecimentos e da própria ciência.

Um comentário:

  1. Você tem muita opinião! É difícil de ver alguém se expressar com tanta facilidade! estou te seguindo! se te interessares por viagens! dá uma olhada! valeu!!http://heitorpergher.blogspot.com

    ResponderExcluir

I wish you only knew, good it is to see you ♪